O que é UX?

UX é um termo que vem ganhando muita relevância nos últimos anos, consequentemente a quantidade de pesquisas sobre esse assunto tem obtido mais visibilidade no mercado. Mesmo assim, ainda existe uma grande dificuldade de pessoas no mundo corporativo para entender o que realmente significa se tornar uma empresa focada nos usuários através das ferramentas e mindsets que o UX propõe.

Partindo do Princípio

UX significa User Experience, que em português quer dizer Experiência do Usuário. Nos anos 90 Don Norman popularizou esse termo enquanto trabalhava na Apple, no mesmo tempo em que Jakob Nielsen escreveu as famosas 10 heurísticas de usabilidade, usadas até hoje.

Em 2017 Don Norman fez um vídeo muito interessante explicando de forma simples e sucinta o que é UX:

Partindo dessa premissa, UX é entender o que um usuário sente ao utilizar um produto, sistema ou serviço. Equilibrando aspectos práticos, experienciais, significativos e valiosos de interação com tudo ao seu redor.

Exemplificando

Vamos supor que você comprou um carro novo, e quando entrou pela primeira vez se sentiu muito feliz e confortável com suas diversas características. Desde aquela alavanca que você puxa para reclinar banco, até o design do painel com detalhes sofisticados e modernos. Vemos nesse exemplo que a Experiência do Usuário nesse produto é gratificante e que a equipe responsável por desenvolvê-lo teve uma preocupação ímpar com a ergonomia e usabilidade.

É importante lembrar que a experiência do usuário irá sempre ocorrer, estando presente em qualquer tipo de produto, sistema ou serviço, seja essa experiência boa ou ruim.

É importante lembrar que a experiência do usuário irá sempre ocorrer, estando presente em qualquer tipo de produto, sistema ou serviço, seja essa experiência boa ou ruim.

Por que melhorar a experiência do usuário?

Você é um(a) empreendedor(a) e quer ganhar mais dinheiro, mas precisa que as pessoas gostem do seu produto, pessoas que gostam do seu produto consequentemente se tornam divulgadoras da sua marca fazendo com que mais pessoas comprem. Atualmente as empresas que mais vem crescendo apostam grande parte da sua verba em times que trabalham diretamente na estratégia, planejamento, desenvolvimento, criação de personas, branding e growth hacking para melhorar a experiência do usuário em seus produtos. Essas empresas sabem claramente o retorno de sucesso que um produto tem se a experiência do usuário for gratificante.

Conclusão: UX é Tudo!

Experiência do usuário é tudo o que uma pessoa sente ao utilizar um produto, sistema ou serviço. A experiência do usuário é essencial para deixar o cliente satisfeito, um cliente satisfeito é fiel ao seu produto e se torna divulgador da sua marca.